Você sabia que a visão 20/20 é medida pelo teste de Snellen?
Saiba como é medida a sua acuidade visual
Você sabia que a visão 20/20 é medida pelo teste de Snellen? Então, entenda agora quem criou e como é feita esta avaliação.
Em 1862, o oftalmologista holandês Herman Snellen, com auxílio de Donders, criou a tabela de Snellen baseada em optotipos utilizados universalmente para avaliar a acuidade visual (AV). A AV é a capacidade do olho de enxergar objetos com detalhes e nitidez e é determinada pela imagem na retina percebida pelo indivíduo. Este teste, criado no século passado, até hoje é feito através de um gráfico de letrinhas ou números, em uma tabela fixa que está presente em todo consultório oftalmológico. Mas, afinal, como é que a visão é considerada 20/20 pela tabela de Snellen? Ou seja, como você fica sabendo que não precisa de óculos de grau para enxergar com foco e nitidez?
Isso porque, no sistema de acuidade visual de Snellen, o número superior da fração de Snellen é a distância de visualização entre o paciente e o gráfico de olho. Nos Estados Unidos, essa distância geralmente é de 20 pés. No Reino Unido, são 6 metros (portanto 20/20 é igual a 6/6). Então, traduzindo, todo paciente que conseguir ler, a uma distância aproximada de 6 metros, sem precisar de lentes de aumento, as letras que estão na linha 20/20 do gráfico, são considerados visão 20/20 ou acuidade visual “normal”. Sendo assim, se você conseguir identificar as letras nessa linha, mas nenhuma menor, terá uma acuidade visual normal de 20/20 (6/6).
Para você visualizar melhor do que estamos falando, colocamos abaixo a tabela ou gráfico de Snellen.
Por outro lado, o grande “E” no topo da maioria dos gráficos de olho de Snellen corresponde à acuidade visual de 20/200. Se esse for o menor tamanho de letra que você puder discernir com suas melhores lentes corretivas diante dos seus olhos, você será considerado legalmente cego.