Você sabia que a visão 20/20 é medida pelo teste de Snellen?

Redação

Saiba como é medida a sua acuidade visual 

Você sabia que a visão 20/20 é medida pelo teste de Snellen? Então, entenda agora quem criou e como é feita esta avaliação.

Em 1862, o oftalmologista holandês Herman Snellen, com auxílio de Donders, criou a tabela de Snellen baseada em optotipos utilizados universalmente para avaliar a acuidade visual (AV). A AV é a capacidade do olho de enxergar objetos com detalhes e nitidez e é determinada pela imagem na retina percebida pelo indivíduo. Este teste, criado no século passado, até hoje é feito através de um gráfico de letrinhas ou números, em uma tabela fixa que está presente em todo consultório oftalmológico. Mas, afinal, como é que a visão é considerada 20/20 pela tabela de Snellen? Ou seja, como você fica sabendo que não precisa de óculos de grau para enxergar com foco e nitidez?

Isso porque, no sistema de acuidade visual de Snellen, o número superior da fração de Snellen é a distância de visualização entre o paciente e o gráfico de olho. Nos Estados Unidos, essa distância geralmente é de 20 pés.  No Reino Unido, são 6 metros (portanto 20/20 é igual a 6/6). Então, traduzindo, todo paciente que conseguir ler, a uma distância  aproximada de 6 metros, sem precisar de lentes de aumento, as letras que estão na linha 20/20 do gráfico, são considerados visão 20/20 ou acuidade visual “normal”. Sendo assim, se você conseguir identificar as letras nessa linha, mas nenhuma menor, terá uma acuidade visual normal de 20/20 (6/6).

Para você visualizar melhor do que estamos falando, colocamos abaixo a tabela ou gráfico de Snellen.

A LINHA 20/20, SUBLINHADA EM VERMELHO, SIGNIFICA VISÃO “NORMAL” – A essa distância de teste de aproximadamente 6 metros, o tamanho das letras em uma das linhas menores próximas à parte inferior do gráfico de olho foi padronizado para corresponder à acuidade visual “normal” – esta é a linha 20/20 (6/6).

Por outro lado, o grande “E” no topo da maioria dos gráficos de olho de Snellen corresponde à acuidade visual de 20/200. Se esse for o menor tamanho de letra que você puder discernir com suas melhores lentes corretivas diante dos seus olhos, você será considerado legalmente cego.

HERMAN SNELLEN, em 1862, com auxílio de Donders, criou a tabela de Snellen baseada em optotipos utilizados universalmente para avaliar a acuidade visual (AV).

Veja nesta entrevista com Dr. Ricardo Guimarães porque ter visão 20/20 não significa que você está vendo tudo muito bem.