Você sabia que a primeira lente multifocal levou 10 anos para ficar pronta?

Redação

Hoje você vai saber como e porque a primeira lente multifocal levou 10 anos para ficar pronta. Vamos lá?

Até meados de 1959 quem apresentava dificuldades para enxergar tinha que se virar apenas com as lentes bifocais. Ou seja: aquelas lentes em que a divisão entre a transição do grau de perto e de longe fica evidente.

Pois é! E quem revolucionou o modo de ver por meio das lentes dos óculos foi Bernard Maitenaz, que em 1959 inventou a primeira lente multifocal ou como ele mesmo as chamou: Varilux.

 

Uma situação típica de uma pessoa que usa lentes bifocais é que ela consegue ler bem as mensagens no celular e a legenda da série que está assistindo na TV. Porém, precisa chegar bem perto do computador para ler as mensagens no e-mail.

E o que motivou Bernard para criar as lentes multifocais?

Bernard Maitenaz criou as lentes multifocais para ajudar o próprio pai, que, na época, fazia uso das lentes bifocais. Frustrado com a transição abrupta e não natural das bifocais ao experimentar as lentes, ele decidiu aprimorar a visão. Passou, então, a estudar sobre o assunto, a fim de criar uma lente que fosse confortável a qualquer distância. E foi o que conseguiu após cerca de 10 anos de estudos, quando percebeu que aquela transição incômoda tinha atingido os níveis ideais.

Curiosidade: na França, país natal de Bernard Maitenaz, as primeiras lentes criadas pelo inventor para o pai estão expostas, em Paris, na sede da Essilor, multinacional francesa detentora dos direitos das lentes Varilux! 

Os óculos podem ser vistos como um “mal necessário”. Porém,  a partir da escolha certa das lentes, essa forma de pensar muda totalmente.  Ou seja: com os óculos e as lentes ideais,  atividades como trabalhar, estudar,  dirigir, praticar esportes não serão um problema“,  destaca Sérgio Alex Pereira, consultor óptico especialista em lentes.

Quer saber como escolher as lentes ideais para os seus óculos? Então não deixe de ler o nosso próximo artigo.