Visão infantil: como saber se a criança enxerga bem

Redação

Como saber se a criança está com problemas de visão

Neste artigo, vamos falar para você sobre visão infantil e como saber se a criança enxerga bem. Isto porque, muitas vezes, sem a ajuda de um profissional especializado, pode ser difícil reconhecer os sinais de que os pequenos estão enxergando com dificuldade e pouca nitidez.

E a nossa entrevista de hoje será com o consultor e especialista óptico, Sérgio Alex Pereira, que irá esclarecer para você as principais perguntas sobre a importância de realizar testes e exames de acuidade visual nas crianças, desde cedo.

“Minha maior preocupação como especialista em óptica é com a qualidade de visão das crianças. Isto porque, nesses 22 anos pesquisando, estudando  e desenvolvendo projetos focados na visão infantil e atuando na linha de frente do atendimento a pessoas com erros de refração ou com problemas no processamento visual,  percebi que cada vez mais crianças estão apresentando problemas de visão, como a miopia, por exemplo.” Sérgio Alex Pereira, consultor e especialista óptico.

SOFRIMENTO E FRUSTRAÇÃO Problemas de visão causam sofrimento e frustração, influenciando diretamente no rendimento escolar e na sociabilização da criança.

Confira abaixo, nesta sequencia de perguntas e respostas, as situações destacadas pelo especialista que sempre devem chamar a atenção dos pais, avós, cuidadores, professores e todos aqueles que convivem com a criança.

VPOF: POR QUE, HOJE, É MAIS IMPORTANTE DO NUNCA, FAZER O EXAME DE ACUIDADE VISUAL EM CRIANÇAS ?

Sérgio Alex: Porque hoje a “ geração das telas “  está brincando cada vez menos ao ar livre e exercitando a visão em situações naturais, em função do uso excessivo da TV, smartphones, tablets. No lugar de andar de bicicleta, correr atrás da bola, brincar de pique-pega, pular amarelinha,  crianças de todas as idades, e até aquelas com idade inferior aos 3 quando os olhos ainda estão em formação, estão consumindo vídeos e jogos nas telas do celular durante horas seguidas.

VPOF:  COMO OS PAIS, PROFESSORES E RESPONSÁVEIS DEVEM FICAR ATENTOS À SAÚDE VISUAL DAS CRIANÇAS ?

Sérgio Alex:  Vocês mãe e pai, familiares e professores fiquem atentos ao comportamento deles seja em casa, em sala de aula ou qualquer outro ambiente principalmente para reduzir o excesso de exposição à luz artificial, principalmente a luz de LED (luz azul), emitida pelas telas e pela iluminação dos ambientes de casa e da escola, principalmente quando falamos de crianças e adolescentes que estão em fase de alfabetização ou de grande esforço visual e  leitura constantes. Nestes casos,  é de suma  importância verificar erros de refração e outros problemas relacionados a acuidade e ao processamento visual com um profissional especializado para tratar essas questões.

VPOF:  QUAIS SÃO OS PROBLEMAS DE VISÃO MAIS RECORRENTES ?

Sérgio Alex: Erros de refração como a miopia, a hipermetropia e astigmatismo. Estes. se não corrigidos desde cedo, podem ser a principal causa de sérios problemas de aprendizagem e dificuldades na escola.  Problemas de visão influem diretamente no rendimento escolar e na sociabilização da criança. Na fase adulta, pelo mal desempenho na escola, isso pode também representar insucesso profissional e grande impacto econômico e social na vida da pessoa. Daí a importância da identificação e tratamento precoces das ametropias. Tais ações também são fundamentais para que se reduza a incidência de ambliopia (olho preguiçoso) entre as crianças. 

Saiba mais sobre ametropias e ambliopia neste próximo artigo.

VPOF: COMO TESTAR A VISÃO DA CRIANÇA?

Sérgio Alex: A triagem ou teste de acuidade visual possibilita a detecção de problemas visuais, e permite avaliar o perfil dos erros refracionais em crianças. A fase mais importante para a realização das campanhas de triagem é de até 6 anos.

VPOF: QUAIS OS SINAIS DE QUE A CRIANÇA NÃO ENXERGA BEM

Sérgio Alex: 

No do dia-a-dia

  • Franzir a testa
  • Apertar e coçar os olhos
  • Tropeçar e cair com frequência
  • Dores de cabeça constantes
  • Cansaço visual após os estudos ou depois da escola
  • Sentar muito perto da TV ao assistir

Na escola

  • Pintar fora das margens do desenho
  • Falta de concentração
  • Dificuldade de copiar no quadro
  • Dificuldades com a leitura
  • Escrever e ler com a cabecinha muito perto do caderno

NÚMEROS,  ALERTAS  E DIRETRIZES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

As estatísticas indicam que 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas oftalmológicos como a necessidade de usar óculos (por causa de problemas de refração como miopia, astigmatismo e hipermetropia), estrabismo e ambliopia (quando um dos olhos fica desviado). Como a criança está crescendo, o olho também está crescendo.

O descuido com a acuidade visual nos primeiros anos de vida causa um grave impacto no desenvolvimento global da criança, levando a baixa autoestima, dificuldade de aprendizado e sentimento de exclusão.

Na fase escolar, é raro a criança relatar espontaneamente que não enxerga bem. Muitas vezes o problema é descoberto pelo professor, que observa sinais como lacrimejamento, olhos vermelhos aos esforços visuais, ‘apertar’ os olhos para enxergar de longe, falta de atenção para leitura da lousa, letra feia, dor de cabeça, entre outros sintomas. Algumas crianças apresentam baixo rendimento escolar sem que pais ou professores sequer suspeitam que há uma relação com a visão.

COMPARTILHE ESTES SINAIS DE ALERTA COM PROFESSORES, PAIS,  FAMILIARES E  RESPONSÁVEIS

A elaboração das Diretrizes de Atenção à Saúde Ocular na Infância: detecção e intervenção precoce para a prevenção de deficiências visuais foi uma ação conjunta de vários órgãos governamentais e também contou com a colaboração da Área Técnica Saúde da Criança e Aleitamento Materno/DAPES/SAS/MS, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

O objetivo destas diretrizes é oferecer orientações às equipes multiprofissionais para o cuidado à saúde ocular da criança abrangendo o pré-natal, neonatal e até o final da infância. 

A visão é um dos mais importantes sentidos no desenvolvimento físico e cognitivo normal da criança. O desenvolvimento motor e a capacidade de comunicação são prejudicados na criança com deficiência visual porque gestos e condutas sociais são aprendidos pelo feedback visual. O diagnóstico precoce de doenças, um tratamento efetivo e um programa de estimulação visual precoce podem permitir que a criança possa ter uma integração maior com seu meio.

O quanto antes ocorrer o diagnóstico, tratamento e reabilitação visual, melhor são as chances de desempenho da pessoa, pois ao nascer, os elementos anatômicos essenciais para o processamento visual estão presentes, porém não completamente desenvolvidos. O sistema visual da criança amadurece durante a primeira década de vida, sendo o período mais crítico os primeiros 18 meses.

TESTE DE SNELLEN Erros de refração como a miopia, a hipermetropia e astigmatismo podem ser detectados através de triagens e exames com testes específicos 

Os erros refrativos são identificados como problema de saúde pública em crianças sendo a principal causa de deficiência visual em escolares. Estima-se que 12,8 milhões de crianças entre 5 a 15 anos, apresentam deficiência visual por erros refrativos não corrigidos

A cooperação multidisciplinar requer ações para promoção de saúde, medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces, acesso a serviços de baixa visão, educação especial, habilitação/reabilitação. 

Salienta-se que todas as pessoas, independente da faixa etária, limitações físicas e/ou intelectuais, devem ser submetidas a um rastreamento, e, nos casos de suspeita de alteração visual, serem encaminhadas para avaliação oftalmológica. 

Fonte: Ministério da Saúde