Teleconsulta. “Doutor, não olhe para mim.”

Redação

Por Doutor Ricardo Guimarães

Teleconsulta. “Doutor, não olhe para mim.” Estranho o paciente pedir isso, não é? Principalmente, porque,  em uma consulta médica, você, certamente,  faz questão de olhar nos olhos do médico para estabelecer um bom contato visual. Os médicos também sabem disto e se educam para manter este contato “olho no olho” com seus pacientes. Eu, como médico, valorizo muito o contato visual porquê e lá que percebo os sentimentos do meu paciente. Percebo a sua angustia, medo ou alegria. É nos olhos que vejo a coerência entre a fala, o tom de voz e a importância de cada queixa. E é também como mostro minha empatia, meu interesse, minha atenção para além do médico, como ser humano. Os olhos são as janelas do corpo e o olhar é a janela da alma. É principalmente com o olhar que  construímos confiança, empatia e reciprocidade.

Então, como fica o “olho no olho” na teleconsulta?

Não fica. Se na teleconsulta você também gostaria de ver o médico olhando para você, bem nos olhos, saiba que, neste caso, o médico não vai poder te atender. Porque para  fazer a consulta via telemedicina, ele deve olhar diretamente para a câmera.  Ou seja, não vai olhar para o seu rosto,  para os seus olhos.  Para te dar a sensação de “olho no olho”, o olhar do médico  terá que ser a direcionado para a webcam.

De acordo com um estudo de setembro de 2022, no International Journal of Medical Informatics, quando os médicos não olhavam para o rosto do paciente, mas olhavam diretamente para a câmera,  eles recebiam classificações mais altas de habilidades de comunicação, porque, no conceito da teleconsulta, olhar para a câmera é que significa fazer contato visual.

Pois é. Os pacientes tem reclamado desta falta de contato “olho no olho”, e para atender o pedido do paciente,  os médicos estão sendo orientados a não olhar para o rosto do paciente na tela e sim para a lente da câmera.

OLHE PARA A CÂMERA Para criar a aparência de contato visual, não olhe para o paciente olhe para a lente dizem os instrutores.

O problema é que o contato visual da telemedicina é uma ilusão. Porque se eu olho para a câmera lente eu não olho para o paciente. Ou seja, tudo o que vejo na minha frente é a lente da minha câmera.

Na sua próxima teleconsulta, por telemedicina, se o médico estiver olhando para você saiba que ele não está te vendo. Portanto, recomendo que você diga isso para ele:

Doutor não olhe para a câmera, olhe para a tela, olhe para mim. E você faça o mesmo.  Não olhe para a câmara, olhe para o rosto do doutor na tela.

Caso, contrário, na telemedicina, o contato visual do médico e o paciente será uma ilusão.