Saiba como o oftalmologista pode ajudar o atleta de alta perfomance
Qual o papel da oftalmologia na visão do esporte?
Saiba como o oftalmologista pode ajudar o atleta de alta perfomance. Você pode ainda não saber, mas na medida em que aumenta a consciência da importância da visão no preparo do atleta de competição, mais tarefas são demandadas ao oftalmologista. Ele está envolvido em todas as etapas, desde a seleção e, principalmente durante a fase treinamento e preparação do atleta para as competições.
E quais as atribuições do oftalmologista no preparo do atleta de alta performance?
O oftalmologista participa na escolha dos óculos e de outros elementos de proteção conta o traumatismo. Também é responsável pelo tratamento das lesões, na reabilitação visual e no desenvolvimento das habilidade visuais do atleta de alta performance.
Como o excesso de exposição à luminosidade e à radiação solar podem prejudicar a visão
Os efeitos oculares da radiação UV dependem da duração da exposição e do comprimento de onda da radiação. A exposição prolongada à faixa de onda média UV-B tem sido associada a uma variedade de problemas oculares, incluindo pterígio, pinguécula, catarata precoce, além da já mencionada degeneração macular. A proteção UV reduz os riscos de catarata, foto ceratite, queimaduras na córnea, uveíte anterior e lesões na retina.
Filtros espectrais e óculos de sol
Atletas que participam de esportes ao ar livre precisam de proteção contra a radiação solar. Em um dia ensolarado, temos uma parcela de raios UV saturando a retina causando um efeito cumulativo de foto toxicidade que pode levar a perda visual por degeneração macular. A mácula é a parte mais importante de visão central da retina. A luz Ultra Violeta (UV) e o seu componente vizinho, a Luz Azul, reduz também a sensibilidade ao contraste, especialmente os níveis mais finos. Na presença de luz artificial por LED, muito comum na iluminação das quadras e campos de futebol, o risco é similar. Porém, para o bloqueio desta luz, os óculos escuros genéricos não devem ser usados. É possível realizar prescrições especificas e personalizadas com bloqueio seletivo das frequências que prejudicam e, também, as que incomodam o atleta de modo a proteger a retina e, ao mesmo tempo, melhorar a visão do atleta em condições de iluminação natural e artificial.
O uso de óculos com filtros espectrais e com 99%–100% de bloqueio e proteção contra radiação UV-A e UV-B provenientes da exposição solar são indicados já que, além da proteção e otimização da visão do atleta de alta performance, eles também servem como proteção contra trauma nos olhos, reduzem a fadiga ocular e reduzem os efeitos prejudiciais do brilho em ambientes de competição.
Pense no Filtro Espectral para os olhos como um Protetor Solar para a pele
Hoje, um dos aspectos mais importantes de proteção da visão é contra os efeitos nocivos da radiação solar natural e também das radiações artificiais produzidas pela grande quantidade de energia eletromagnética proveniente de ondas de rádio, TV, câmeras sem fio, wi-fi e, de modo muito especial, da iluminação por LED. Vivemos em uma verdadeira banheira de ondas invisíveis que podem nos trazer muitos prejuízos visuais, físicos e também mentais. Entre os físicos podemos destacar as lesões de pele e de retina pelos raios ultravioleta. Entre os mentais lembramos olho seco, insônia, dores de cabeça, desatenção e estresse. Uma parcela significativa da população é extremamente sensível a certos comprimentos de onda natural e artificial.
Como os óculos com filtros podem ajudar na saúde do atleta?
O uso criterioso de óculos, e a inclusão de filtros, pode minimizar o impacto da luz solar intensa ou artificial dos locais de competição no processo de adaptação ao claro e escuro e, assim, auxiliar o atleta durante a transição para condições de iluminação tanto solar quanto artificial. Além disso, os níveis de transmissão das lentes e filtros devem ser ajustados periodicamente em condições de mudança de iluminação. Os atiradores de tiro ao alvo são particularmente sensíveis aos efeitos da mudança dos níveis de luz e necessitam lentes que incorporam vários tons de filtro com várias densidades de tonalidade.
Filtros Polarizados
Os filtros polarizados são excelentes para reduzir os efeitos do brilho refletido em superfícies horizontais, especialmente água, asfalto, terra, neve e areia. As lentes polarizadas estão disponíveis nas opções de lentes cinza, marrom e foto cromática. O atleta deve escolher a opção de lente mais adequada para suas demandas esportivas. O teste deve ser sempre feito em condições de iluminação diferentes. As lentes polarizadas podem interferir na visão de instrumentos usados em algumas atividades esportivas, como ciclismo, esportes motorizados ou voos. o que pode reduzir significativamente a visibilidade quando visualizado através de filtros polarizados.
A capacidade de filtros selecionados adequadamente para reduzir o brilho, e melhorar o contraste, também pode produzir um aprimoramento na capacidade de discernir detalhes cruciais e julgar a profundidade. No esporte visão é tudo.
E os óculos são permitidos para os atletas de alta performance?
Atletas devem usar sempre óculos de proteção quando o tipo de esporte permitir, especialmente os esportes de risco. Existem esportes como o futebol que seu uso é dificultado pelo suor. Até 2010, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) proibia o uso de óculos pelos jogadores durante partidas oficiais. A partir de 2012, as regras mudaram e os óculos foram liberados.
Óculos Personalizados de acordo com o Esporte e com o rosto do atleta.
O principal cuidado é que os óculos sejam feitos de um material resistente às colisões entre jogadores e que eles não apresentem risco de cair ou se deslocar. Os óculos devem ter lentes inquebráveis, geralmente de policarbonato, e uma armação que seja plenamente ajustável ao rosto do jogador, evitando risco de queda ou deslocamentos ou que ofereça riscos aos outros jogadores. Os óculos podem, ou não, incorporar as correções de grau, miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Muitos atletas preferem lentes de contato para a correção de grau.
Benefícios do uso de óculos por modalidade esportiva
Ciclismo: os óculos ajudam a impedir o contato com ciscos e fragmentos em alta velocidade. E, no vôlei de praia, óculos com proteção solar são fundamentais para resguardar os olhos do contato com a areia, vento e raios ultravioleta.
Embora com níveis diferentes de risco, independentemente do esporte, os praticantes estão sujeitos a impactos e acidentes. Boladas, contato físico com o adversário e quedas podem resultar em traumas oculares. Os esportes com bola, de maior contato físico ou de combate, estão entre os que merecem maior atenção. O uso de óculos é especialmente recomendado para os portadores de olho único e nos míopes, mesmo após a correção a laser. O olho míope é mais frágil e muito mais sujeito a lesões como descolamento de retina do que olhos normais. Pessoas míopes não devem participar de lutas de boxe, ou de esportes que envolvam as artes marciais, por conta do alto risco de ferimentos graves adicionais que podem levar à cegueira.
O trauma resultante de uma contusão, uma batida ou uma colisão contra o olho é o mais comum e pode gerar desde um simples arranhão na córnea até um descolamento de retina, ou desencadear uma catarata precoce ou glaucoma, dependendo da gravidade. De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, 90% das lesões oculares são evitáveis através do uso de óculos de proteção.
Cirurgia Refrativa para corrigir a visão do atleta de alta performance
Vamos falar sobre a cirurgia refrativa porque esta é talvez a decisão mais importante para um atleta de alta performance. Afinal, a visão é o seu trunfo mais importante.
A cirurgia refrativa para correção de miopia e astigmatismo pode ser feita para miopias de até 9 graus. Não há limite para correção do astigmatismo.
Atualmente, existem 3 técnicas de correção a laser. PRK, LASIK e FentoSegundo. Vamos descrevê-las abaixo, uma a uma, para que você entenda a diferença:
PRK: não é recomendada para atletas. Além de mais desconfortável no pós-operatório, há uma maior chance de olho seco e menor resistência a traumas superficiais. A recuperação visual, que depende da reepitelização da córnea, pode demorar até 30 dias.
LASIK: o cirurgião faz um flap, ou seja, levanta uma aba da córnea com uma lâmina, o microcerátomo. A aba é levantada e o laser Excimer molda a córnea para corrigir a visão do paciente. As vantagens do Lasik são: retomar as atividades em 24 horas e o menor desconforto após a cirurgia.
SMILE: é a técnica mais adequada para a correção visual de atletas. Com tecnologia da Zeiss, o laser FentoSegundo realiza a correção sem fazer o flap, e as microincisões são totalmente internas. A recuperação da visão é tão rápida quanto no LASIK. Ou seja, imediata. Neste link, você pode assistir a vídeos explicando a diferença entre as diferentes técnicas. Desta forma, poderá entender porque a Cirurgia Refrativa feita com a técnica SMILE é a mais indicada para atletas.
Técnica SMILE, feita com Laser FentoSegundo.
5 razões para ser a indicada para atletas
1- Não é feito o flap. Portanto não há chances de seu descolamento em caso de trauma no olho produzido por acidente
2 – A resistência biomecânica do olho é muito melhor preservada
3 – Minimamente invasiva graças à microincisão na técnica SMILE
4 – Recuperação imediata
5 – Menos chance de olho seco
E quando a miopia é maior que 9 graus?
Quem é portador de miopia de até 20 graus, hipermetropia de até 10 graus e o astigmatismo de até 6 graus pode corrigir a visão com uma lente de contato que é implantada dentro do olho, entre a íris e cristalino. Por ser uma lente intraocular, ela fica definitivamente implantada no olho. Ou seja, não precisa ser removida para limpeza. Esta lente é usada, há mais de 30 anos, com ótimos resultados e muita segurança.
Recuperação rápida é importante para atletas de competição.
Os atletas têm horários e rotinas exigentes. Qualquer procedimento médico que exija um longo tempo de recuperação pode ser um grande revés. Na cirurgia refrativa, realizada pelas técnicas recomendadas, devem ser consideradas as seguintes razões motivadoras:
- É realizada em apenas um dia
- O procedimento leva apenas 10 minutos para ambos os olhos
- A maioria dos pacientes obtém uma visão clara e nítida, em 4 horas após a cirurgia. E a visão ainda fica melhor com o tempo de recuperação
- A recuperação total leva alguns dias e não semanas. Ou seja, o treinamento e a rotina dos atletas não serão afetados
- Além disso, a maioria dos pacientes considera a cirurgia indolor. Portanto, todo o procedimento é muito conveniente e sem estresse.
Apesar destas considerações, qualquer indicação em relação a cada paciente deve ser discutida pessoalmente com seu médico oftalmologista.
Neste próximo artigo com Dr. Ricardo Guimarães, entenda mais sobre a técnica de cirurgia SMILE.