Retinoblastoma. Saiba com identificar.
Retinoblastoma. Saiba como identificar o tumor encontrado nos olhinhos da filha do Tiago Leifert.
Esta semana o jornalista e apresentador de TV, Tiago Leifert, anunciou que a sua filhinha, de 1 ano, está fazendo tratamento para um câncer ocular descoberto em outubro do ano passado. Neste artigo, vamos explicar para você o que é, como identificar e como tratar o retinoblastoma. Um tumor maligno que começa na parte de trás do olho e que apresenta sintomas discretos. O anúncio feito por Leifert, é um alerta aos pais para que fiquem atentos aos cuidados com a visão das crianças, mantendo em dia as consultas e acompanhamento com o médico oftalmologista desde os primeiros meses de vida.
Retinoblastoma: o que é e como identificar
“O Retinoblastoma é um tumor mais comum em crianças pequenas. Deve ser pesquisado sempre pelo pediatra nos primeiros anos de vida… Existe um teste obrigatório a ser feito: o “Teste do Olhinho” ou Teste do Reflexo Vermelho que precisa ser realizado antes da alta Pós-parto. A realização deste teste em recém- nascidos é obrigatória pelo Ministério da Saúde.” Dra. Márcia Guimarães, Chefe do Departamento de Neurovisão do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães.
O teste do olhinho, também conhecido como teste do reflexo vermelho, é um teste realizado durante a primeira semana de vida do recém-nascido para avaliar as estruturas do olho, garantindo que estão corretamente desenvolvidas.
Este teste normalmente é feito logo na maternidade, mas pode também ser feito na primeira consulta com o pediatra. É ainda recomendado que o teste seja repetido regularmente durante os primeiros 2 anos de vida do bebê, de acordo com orientação do pediatra, mas normalmente é feito aos 4, 6, 12 e 24 meses.
O diagnóstico é baseado no exame oftalmoscópico, ultrassonografia, TC e RM. O tratamento de pequenos tumores e doença bilateral podem incluir fotocoagulação, crioterapia e radioterapia. O tratamento dos tumores avançados e alguns maiores é enucleação. Quimioterapia é, às vezes, usada para reduzir o volume do tumor e para tumores que se expandiram além do olho.