Relógio Biológico e insônia. Qual a relação?

Redação

Por que você está ficando sem sono?

Relógio biológico e insônia. Qual a relação? Mas, antes de começar a responder, vamos perguntar: você se lembra quando tínhamos o horário de verão e  éramos obrigados a mudar nossa hora de acordar para uma hora mais cedo?

Está lembrada (o) da dificuldade para acordar e para conseguir prestar atenção nas tarefas da escola ou do trabalho, por exemplo? Sim, era muito difícil e a gente levava dias para  acostumar e voltar à rotina.  Principalmente, a de dormir bem de novo.

Outro exemplo: você já viajou para um pais com fuso horário diferente do nosso? Lembra quantos dias você levou para conseguir dormir direito? Este  desconforto, esta sensação de estar “desajustado”, chamamos de jet lag. 

Neste artigo produzido com a colaboração do  Dr. Ricardo Guimarães, médico oftalmologista do HOlhos de Minas Gerais, neurocientista e presidente do LAPAN – Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurociência da Visão, vamos explicar melhor para você como funciona e o que desregula o seu relógio biológico, atrapalhando não apenas o seu sono e o nosso apetite, mas a sua saúde como um todo.

“O que controla este horário ao qual nosso corpo obedece é um relógio que chamamos de relógio biológico. Este relógio fica bem dentro do nosso cérebro. Não apenas nós humanos, mas todos os animais possuem um relógio cerebral que ajuda a lidar com as mudanças temporais das 24 horas do dia, dos meses e estações do ano.” explica Dr. Ricardo.

Ou seja, quando mudamos nosso horários ou viajamos para um país com horário diferente, o nosso relógio biológico entra  em descompasso com o horário do novo local para onde viajamos; ou então com a mudança de horário de inverno ou de verão quando temos que, subitamente, mudar nossos hábitos.

ALTERAÇÕES DE FUSO HORÁRIO Um problema que acomete e altera  relógio biológico de todas as pessoas e animais na Terra.

Você pode ter achado estranho dizer que tem um relógio dento de você como se fosse um relógio de ponto das empresas que tem hora certa para começar a trabalhar, para almoçar, hora de voltar e hora de parar de trabalhar. Pois é exatamente assim! Você tem um relógio rodando dentro de você. Mas, ao invés de cordas ou de baterias, o nosso relógio é acionado pela luz.  Mais especificamente, pela luz azul do sol. É pela luz solar que recebemos a luz azul em muita quantidade pela manhã, pouca com o entardecer e nenhuma a noite. Antes,  só havia luz azul na natureza produzida pelo sol. Hoje, o excesso de exposição à luz artificial e à luz azul tem alterado o funcionamento do nosso relógio biológico e trazendo problemas para o funcionamento do nosso organismo como, por exemplo, a insônia.

Relógio Biológico

VOCÊ TEM UM RELÓGIO BIOLÓGICO DENTRO DE VOCÊ.  Mas, ao invés de cordas ou de baterias, o nosso relógio é acionado pela luz.  Mais especificamente ainda, pela luz azul do sol.

O nosso relógio acerta as hora pela luz azul e sempre funcionou perfeitamente porque a luz azul vinha sempre do sol. Bem,  é verdade que a luz elétrica tem um pouquinho de luz azul na sua composição, mas é muito pouco e nunca chegou a ser um problema. Ressalto Dr. Ricardo Guimarães.

Porém, recentemente surgiram novas fontes de luz azul além da luz natural do sol e das lâmpadas incandescentes. Estas fontes são as telas de computadores, tablets, telefones celulares e também das luzes produzidas por iluminação produzida por lâmpadas de LED. Estas lâmpadas têm uma proporção de luz azul muito alta, muito maior que a própria luz do sol pela manhã.

Em consequência disso,  nosso relógio biológico está ficando desorientado. Ele e regulado para ver muita luz azul pela manha e nenhuma noite. Mas ele esta registrando muita luz azul o dia todo.

NOSSO RELÓGIO BIOLÓGICO ESTÁ FICANDO DESORIENTADO. Telas de computadores, tablets, telefones celulares e lâmpadas de LED têm uma proporção de luz azul muito alta e estamos recebendo esta luz o dia todo, principalmente à noite.

Para você dormir e ficar livre da insônia, você precisa que o seu corpo fabrique um hormônio chamado melatonina, principalmente à noite. E quem controla esta fábrica de melatonina é a chamada Glândula Pineal. Porém,  na presença de  muita luz azul a glândula fica parada e não produz melatonina.

É por isso que, como pela manhã tem muita luz azul  proveniente do iluminação natural, vinda do sol, a glândula pineal fica descansando, guardando reservas para trabalhar e produzir a melatonina a partir do final da tarde e à noite, assim que começa a escurecer.

Ao contrário, se ela produzisse melatonina pela manhã, você ia ficar sonolento, não prestaria atenção na escola ou no trabalho. Ficaria com aquela sensação de cansaço, sentindo-se preguiçoso. E é por isso que se não houver produção de melatonina à noite você não vai pegar no sono.

ENTENTA NESTE INFOGRÁFICO COMO FUNCIONA O SEU RELÓGIO BIOLÓGICO

Entendeu como o seu corpo funciona?

Ou funcionava antigamente, não é mesmo? Porque, hoje, temos muita luz azul, principalmente à noite, deixando as pessoas com insônia. E se você acorda tarde, vai ficar sonolento enquanto não tomar diretamente ou indiretamente, luz natural, vinda do sol.

Saiba mais sobre o funcionamento do nosso relógio biológico e sobre os efeitos da luz azul neste próximo artigo.