Quando fazer a cirurgia de presbiopia
Você começou a ver mal de perto e não quer usar óculos? Leia este artigo
Quando fazer a cirurgia de presbiopia? Para você que entrou na era dos “enta”, já começou a ter dificuldades para ler as mensagens do celular e os rótulos das embalagens, mas não quer usar óculos. Então, esta na hora de saber mais sobre como corrigir a “vista cansada” ou a “síndrome do braço curto” com a realização de uma cirurgia ocular.
Causas da presbiopia
As causas da presbiopia não são completamente compreendidas. As evidências mostram que quando você perde a elasticidade do cristalino é a causa mais provável para o problema. As mudanças na curvatura do cristalino, no contínuo crescimento e perda de força dos músculos ciliares (músculos que relaxam e esticam a zónula) também têm sido apontados como causas para a presbiopia.
Sintomas da presbiopia
Os sinais e sintomas da presbiopia começam pela fadiga ocular. Daí a expressão “vista cansada”. Além disso, você passa a ter dificuldade em ver com pouca luz (baixa luminosidade), dificuldade em focar pequenos objetos ou letras pequenas.
Esses sintomas, geralmente, são notados pela primeira vez entre os 40 e os 50 anos de idade, contudo podem acontecer numa idade mais precoce.
Porém, o primeiro obstáculo que você vai sentir a necessidade dos óculos será para ler letras pequenas, especialmente em condições de baixa luminosidade. Nestes casos, quando mais você forçar a vista, maior será a sensação de cansaço visual durante a leitura.
Outro exemplo são manchas na visão de perto e visão turva momentaneamente quando existe transição entre as visões de perto e de longe.
Os sintomas de presbiopia, assim como outros defeitos refrativos, tornam-se muito menos visíveis à luz do sol, devido à ação natural da pupila que reduz para um diâmetro menor.
Tratamento da presbiopia
O tratamento da presbiopia tem como função corrigir o erro refrativo de perto. A correção pode ser efetuada com óculos ou lentes de contato. Também é possível efetuar tratamento cirúrgico para correção da presbiopia.
Algumas lentes bifocais ou óculos progressivos mais recentes podem corrigir tanto a visão de perto como a de longe com a mesma lente. Você pode optar por lentes bifocais ou progressivas para excluir a necessidade do uso de óculos de leitura.
Outra opção são as lentes de contato. Existe uma enorme gama de lentes para a correção da presbiopia para até 4,0 dioptrias. Ou seja, 4 graus de presbiopia. Você pode escolher ainda, as lentes de contato para corrigir um olho para perto e um olho para longe através de um método designado de monovisão. Todavia, esta opção pode interferir na percepção de profundidade.
Cirurgia de presbiopia
A cirurgia de presbiopia tem sido aperfeiçoada ano a ano. “Com o avanço das técnicas e da tecnologia, a correção cirúrgica da presbiopia, hoje, é mais segura, mais previsível e do precisa que antes. Ou seja: nós podemos corrigir a presbiopia com cirurgia a laser ou com o implante de lentes intraoculares trifocais ou multifocais.” esclarece Dr. Ricardo Guimarães, médico Oftalmologista, Presidente do HOlhos.
Na presbiopia, a cirurgia refrativa a laser é uma técnica cirúrgica que permite a correção do erro refrativos como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. A combinação de erros refrativos como, miopia com astigmatismo e a hipermetropia com astigmatismo, também pode ser corrigida.
Então, saiba mais sobre cirurgias oculares neste próximo artigo.