O que você precisa saber sobre a cirurgia de catarata

Redação

Entrevista com Dr. Ricardo Guimarães sobre a cirurgia de catarata: técnica, resultados e tempo de recuperação. 

Hoje vamos falar o que você precisa saber sobre a cirurgia de catarata,  mas, antes disso, vamos explicar porque ela acontece.  Atualmente, a média da expectativa de vida dos brasileiros é de 75 anos. Na década de 40 era de 45.  Esta é uma grande conquista da nossa sociedade e uma excelente notícia, concorda? Porém, quanto mais a gente vive,  o desgaste da passagem do tempo fará surgir problemas no nosso organismo que vão precisar de tratamento. Falando diretamente dos olhos, a catarata é uma das consequências da vida longa. 

Você, eu, e todos que envelhecerem, vamos desenvolver alguma forma de catarata, mais ou menos intensa. E você sabe qual é o ponto mais mais importante deste artigo? É que você vai entender que a cirurgia de catarata também é uma grande oportunidade para correção de outros problemas de visão que podem afetar você desde muito cedo, como, por exemplo: a miopia.  

Neste artigo, para orientar você sobre como acontece a cirurgia de catarata, ouvimos o médico oftalmologista, Dr. Ricardo Guimarães, referência mundial em cirurgias oculares e Presidente do Hospital de Olhos de Minas Gerais.  Aproveite a leitura!

Qual a segurança da cirurgia de catara?

A cirurgia evoluiu muito nos últimos anos e a taxa de sucesso é de 98%. Ou seja, as chances de complicações são muito raras. Porém, assim como em toda cirurgia,  a segurança do procedimento é consequência da experiência da equipe médica e do cirurgião, além, é claro, das boas condições das instalações hospitalares e do uso de tecnologia avançada.

 

 

E, como já falamos, a visão obtida após a cirurgia de catarata é a visão que você terá por toda a vida. Sendo assim, não corra o risco de perder a oportunidade de fazer uma cirurgia personalizada e bem planejada para o seu caso.

“É muito difícil recuperar as oportunidades perdidas em cada cirurgia. A personalização de cada cirurgia funciona como um planejamento estratégico de uma empresa, sendo determinante para obtermos os resultados esperados.” reforça Dr. Ricardo Guimarães.

Entenda como é feita a cirurgia da catarata: técnica, anestesia, tempo de duração e recuperação 

Embora a catarata possa ser removida inteira, a técnica cirúrgica mais usada é a facoemulsificação. Ou seja, a catarata é diluída e retirada por partes para diminuir o tamanho da incisão. Em seguida, é feito o implante de uma lente intraocular no saco do cristalino que antes continha a catarata. 

 

Como sinal do nosso envelhecimento, o cristalino, uma lente interna e natural dos olhos, vai perdendo a transparência, ficando amarelado e tornando a nossa visão embaçada. A cirurgia de catarata irá retirar o cristalino opaco e envelhecido e substituir por uma lente intraocular.

O laser pode ser usado para fazer uma abertura inicial da cápsula da catarata para dar maior regularidade na abertura e mais estabilidade à lente. Na maioria dos casos, como a incisão é muito pequena, não é necessário dar pontos.

A técnica moderna leva cerca de 10 minutos. Porém, a permanência na clínica é de 2 a 3 horas. Isto porque, são necessários procedimentos específicos que vão, desde a internação até a saída do paciente do hospital, até o retorno para sua residência.

E você pode estar se perguntando: posso operar os dois olhos no mesmo dia? Normalmente é dado um intervalo de um dia para que seja feita a cirurgia do segundo olho.

A cirurgia de catarata não requer internação. E a técnica moderna leva cerca de 10 minutos. Porém, a permanência na clínica é de 2 a 3 horas.

 

Dr. Ricardo Guimarães, explica como acontece a cirurgia de catarata

“Embora já tenhamos usado o laser YAG para fazer a remoção da catarata, a facoemulsificação é a técnica mais usada nos centros de referência no mundo todo. Temos usado a Facoemulsificação desde sua introdução em 1988. Desde então os equipamentos vêm se aprimorando e a técnica evoluindo. Eventualmente, podemos usar o laser de Fentosecond para fazer a abertura da cápsula anterior da catarata para fazer uma abertura perfeitamente circular.”

Dr. Ricardo também esclarece um dúvida que é muito comum. Como é feita anestesia para a cirurgia de catarata? Para a realização da cirurgia,  é feita a anestesia local, tópica. O procedimento é feito com a assistência do anestesista que irá aplicar ligeira sedação e ficará responsável pelo monitoramento do paciente.

Como ficará a minha visão após a cirurgia de catarata? Quando a minha visão será recuperada?

A recuperação da visão é imediata e, na maioria dos casos, o paciente começa a usar a nova visão no mesmo dia.  E, geralmente, nas três semanas seguintes à cirurgia, o paciente terá que manter cuidados pós-operatório.  Neste período você irá usar colírios para facilitar a cicatrização e lubrificação dos seus olhos. “Por segurança, recomendamos a restrição de atividades físicas muito intensas. O retorno à rotina normal de exercícios deve ser progressivo. Também indicamos que seja feita a restrição de banhos de piscinas ou de mar pelo risco potencial de contaminação e traumatismo.” destaca o médico oftalmologista.

E eu vou usar óculos após a cirurgia?

O grande objetivo da cirurgia da catarata moderna é o de proporcionar uma visão de boa qualidade, sem a necessidade dos óculos.   Por isso, no planejamento da cirurgia, deve ser contemplada a correção dos erros de refração, como a miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.

 

O maior objetivo da cirurgia de catarata é o de recuperar a qualidade de visão para viver os momentos que mais importam.

 

Para isso, o cirurgião deve  levar em consideração os erros e doenças oculares anteriores à catarata. Outro ponto importante é entender o estilo de vida, hábitos, profissão, atividades e hobbies do paciente. “Existem técnicas diferentes para o procedimento, bem como o  uso de lentes intraoculares monofocais, multifocais, refrativas, difrativas e astigmáticas que permitem ao cirurgião planejar a “nova visão” da pessoa, podendo atingir os resultados os mais diversos.” esclarece o Presidente do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães.

E qual o risco de complicação da cirurgia de catarata?

O especialista responde que complicação são extremamente raras, mas sua ocorrência deve ser considerada. “Quase sempre quando encontramos um caso de complicação, encontramos também uma explicação ou uma falha que a explica.”

Dr. Ricardo também reforça que, no momento da decisão pela cirurgia de catarata, você, com a indicação de um especialista experiente, planeje a qualidade de visão que quer ter para os próximos anos da sua vida. 

Não perca a estreia da série exclusiva sobre a Cirurgia de Catarata com o Dr. Ricardo Guimarães, médico oftalmologista, referência mundial na área, diretor do Hospital de Olhos de Minas Gerais e do LAPAN – Laboratório de Pesquisa Aplicada às Neurociências da Visão.

Inscreva-se agora no canal e ative as notificações para não perder nenhum episódio. Te esperamos lá!

No artigo a seguir, Dr. Ricardo Guimarães irá falar para você sobre como planejar a sua cirurgia de catara. Clique e saiba mais.