De olho no futuro das crianças. Por que elas devem ajudar nas tarefas de casa?
Tarefas de casa melhoram o desempenho das crianças. Saiba porquê
De olho no futuro das crianças. Por que elas devem ajudar nas tarefas de casa? Neste artigo produzido pelos médicos oftalmologistas, pesquisadores e neurocientistas do LAPAN – Laboratório de Pesquisa Aplicada a Neurociência da Visão, Dr. Ricardo Guimarães e Dra. Márcia Reis Guimarães, você vai entender porque as crianças que têm pequenas responsabilidades diárias, como ajudar nas tarefas de casa, por exemplo, terão mais habilidades para realizar as tarefas escolares e acadêmicas, além de mais capacidade para resolver problemas e criar soluções.
“Faço parte de uma geração que, quando crianças, ajudávamos nossos pais nas tarefas de casa. Tínhamos obrigações que iam além das tarefas escolares. A educação da época entendia que esta participação era importante na formação de princípios como disciplina e hierarquia; aprendizado e desenvolvimento de habilidades necessárias a qualquer adulto.” Dr. Ricardo Guimarães, Diretor do HOlhos de MG, Fundador e Pesquisador do LAPAN
Do mesmo lado e opinião, Dra. Márcia Guimarães reforça “Vejo com estranheza e desconforto que a geração nascida neste século, a partir dos anos 2000, não costuma participar e ajudar nas tarefas domésticas. Muitas vezes, executadas apenas pelos pais e, muito equivocadamente, ainda mais pela mãe. Isto porque, embora a mulher não desempenhe somente a importantíssima tarefa de “dona de casa” ela ainda é vista como a parte do casal que tem a maior parte da obrigação de cuidar das tarefas domésticas e da criação dos filhos. Mesmo trabalhando tanto quanto o pai, e em horário integral.
Ao contrário do que muitos podem imaginar, ao contrário do excesso de regalias e de ter tudo de “mão beijada”, a participação das crianças nas tarefas de casa é, sem dúvida, importante, não só para o futuro das crianças, mas pode ser valiosa para a família como um todo. Atividades de rotina simples como: arrumar a própria cama, retirar o lixo ou auxiliar na limpeza da casa, ajudando com a louça da cozinha farão diferença na formação da criança e no seu desempenho na vida adulta.
Mas se ajudar nas tarefas de casa pode ser bom para o futuro das crianças, por que relutam os pais?
É possível que a maioria dos pais e responsáveis que não trazem os filhos, desde cedo, para participar das pequenas e simples rotinas domésticas, façam isso relacionando à censura ao trabalho infantil. Porém, obviamente, participar destas tarefas em casa não se enquadra no conceito de trabalho infantil. Entretanto, não há como negar que a polêmica sobre o tema, pode inibir a decisão de muitas famílias nesse sentido.
E quais os benefícios de ajudar em casa estão comprovados para o futuro das crianças?
Finalmente temos um trabalho cientifico publicado no Australian Occupational Therapy, descobriu que crianças que participaram de tarefas domésticas regulares conseguiam não apenas um melhor desempenho acadêmico na escola, mas também melhores funções executivas como planejamento, disciplina, alternância entre tarefas e memorização de instruções.
A autora do trabalho, Deanne Tepper, concluiu como resultado do seu estudo disse que a participação entre atividades domésticas pode ser particularmente benéfica para as crianças.
“Os pais podem usar tarefas domésticas apropriadas à idade e às habilidades para ajudar seus filhos no desenvolvimento de funções executivas”, que por sua vez são uteis no desenvolvimento de habilidades uteis em outros aspectos da vida – como trabalhos escolares ou resolução de problemas. Normalmente, essas habilidades começam a se desenvolver na primeira infância e continuam a se desenvolver no final da adolescência e início da idade adulta”, diz a autora.
O desenvolvimento precoce do funcionamento executivo também tem sido associado ao envolvimento no ensino superior e à melhoria da saúde física e melhor situação financeira na idade adulta.
As funções executivas são comumente definidas como:
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- Memória de trabalho;
- A capacidade de monitorar e manipular informações temporárias;
- Inibição, a capacidade de inibir respostas automáticas ou suprimir informações irrelevantes para se concentrar em uma tarefa;
- Deslocamento, a capacidade de mover o foco entre as tarefas.
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Como e com quem foi feito o estudo
O estudo analisou pais e responsáveis de 207 crianças com idades entre 5 e 13 anos. Os pesquisadores descobriram que o envolvimento em tarefas de autocuidado, como fazer uma refeição, e tarefas de cuidados familiares, por exemplo, fazer uma refeição para outra pessoa, previam significativamente a memória de trabalho e a inibição (a capacidade de pensar antes de agir), depois de controlar pela influência da idade, sexo e presença ou ausência de deficiência.
E na sua casa, as crianças são envolvidas nas tarefas domésticas? Arrumar a cama, juntar o lixo, ajudar nas compras, colocar a mesa, enfim, nas tarefas da rotina da casa?
“Acredito que este artigo seja útil principalmente para pais e mães, muitas vezes na dúvida entre envolver filhos nas tarefas domésticas ou não. Eu sou fortemente favorável a distribuição de tarefas em casa a toda a família, inclusive aos filhos, em grau de complexidade e esforço proporcional a idade.” Dra. Márcia Reis Guimarães, Diretora Clínica e Chefe do Depto. de Neurovisão do HOlhos de MG, Pesquisadora do LAPAN
A referência ao artigo original é: Executive functions and household chores: Does engagement in chores predict children’s cognition? Tepper D et all, Aust Occup Ther J.2022;1–14