Conheça os problemas visuais que podem causar perda súbita da visão

Luana Rodrigues

A perda súbita da visão é um assunto que pode ser muito assustador. Imagine acordar em um dia normal e, ao abrir os olhos não enxergar mais nada? É algo que não gostamos nem de imaginar, mas situações podem acontecer com frequência.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que nos últimos 25 anos, o número de casos de cegueira passou de 39 milhões em todo o mundo. No Brasil, já são mais de meio milhão de pessoas sem enxergar.

Entre 60 e 75% dos casos de cegueira poderiam ter sido evitados se houvesse um diagnóstico precoce para tratar o problema. No artigo de hoje, vamos compartilhar quais são os problemas visuais que podem causar a perda súbita de visão e os principais cuidados para você manter a sua saúde visual em dia.

 

O que é considerada a perda súbita da visão?

A perda súbita da visão, tem como principal característica, a progressão de forma muito rápida, em questões de minutos ou em poucos dias. Ela pode acontecer em um ou em ambos os olhos, afetando toda ou apenas uma parte do campo visual.

Geralmente, a perda da visão acontece quando algo nos olhos impede que a luz seja absorvida e a transmissão dos impulsos nervosos do fundo do olho, não chegam ao cérebro, para, então, formar a visão. 

É muito importante que um médico oftalmologista avalie o caso para entender o que pode estar acontecendo. Entre os problemas mais comuns estão as lesões na córnea, que impedem a luz de chegar à retina; Lesões oculares, na qual a retina não consegue captar corretamente a luz. Ou quando os impulsos nervosos da retina não conseguem enviar a informação captada corretamente para o cérebro.

 

Como entender a causa da perda súbita da visão

É muito importante que a pessoa com perda da visão, tenha acesso imediato a um oftalmologista ou a um pronto-socorro. O médico fará avaliação imediata para identificar fatores e  causas que serão importantes para o diagnóstico e tratamento.

No exame físico dos olhos, serão avaliadas a acuidade visual (nitidez), a resposta das pupilas através da luz e a pressão intraocular. Em seguida, pode ser necessária a realização de exames complementares, como ultrassom dos olhos, ressonância e até exames de sangue.

A partir dos resultados, o médico irá avaliar o melhor tratamento e se será possível a recuperação da visão. 

 

Mas quais são as doenças que podem provocar a perda da visão?

Essas doenças oculares podem provocar uma perda da visão repentina. E como na maior parte dos casos não apresentam sintomas, é muito importante que você mantenha consultas regulares com o oftalmologista para prevenção e tratamento precoce.

Os problemas visuais mais comuns que podem provocar a perda de visão repentina são:

  1. Retinopatia diabética
  2. Descolamento da retina
  3. Glaucoma avançado 
  4. Degeneração Macular Relacionada à idade (úmida)
  5. Retinopatia hipertensiva

Outras causas menos comuns da perda da visão, podem ser associadas a problemas neurológicos, como casos de derrame cerebral (AVC), retinite pigmentosa e tumores.

 

Cuidado com a saúde pode prevenir a perda da visão

Como listamos, doenças como a retinopatia diabética estão entre as causas da perda da visão repentina. O cuidado com a saúde e controle de doenças como a diabetes e hipertensão podem ser fatores fundamentais na prevenção da sua saúde visual.

Uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos, controle de doenças crônicas e acompanhamento médico são essenciais para uma vida saudável e com menores riscos de complicações.

A perda da visão pode causar diversos impactos na vida de uma pessoa. É muito importante que consultas oftalmológicas sejam realizadas frequentemente, para avaliar os possíveis riscos e opções de tratamento precoce.

Doenças como o glaucoma podem ser prevenidos precocemente. Saiba mais sobre esse assunto aqui.