Como estimular a visão e a criatividade na escola?
Ampliando a visão das crianças na escola
Como estimular a visão e a criatividade na escola? Nós já falamos por aqui que a visão é um sentido que deve ser ensinado, aprendido, treinado desde os primeiros dias de vida de uma criança. Se você ainda não leu este artigo, vale a pena ir lá conferir depois que terminar de ver este exemplo imperdível, onde vamos falar sobre como o olhar das crianças pode ser estimulado e ampliar de forma exponencial a sua criatividade e visão de mundo.
E para falar de como estimular a criatividade das crianças pela visão, a equipe do Visão Para o Futuro conversou com a pedagoga Alessandra Zuqui sobre o trabalho que ela desenvolve com crianças na Educação Infantil, usando várias referências visuais estimulantes como, por exemplo, as pinturas de Tarsila do Amaral.
VPoF: Fale um pouco sobre você e sua trajetória como pedagoga.
Alessandra Zuqui: Sou formada em Pedagogia, há mais de 20 anos, e venho atuando na Educação Infantil, desde 2019. Minha escolha pela educação se deu pelo fato de entender a escola como a primeira ponte formal entre a criança e o saber, entendendo o último como resultado de um processo dialético entre o indivíduo e o conhecimento, que permite ao indivíduo uma compreensão mais ampla do mundo e ações críticas sobre ele.
VPoF: E como você definiria criatividade na Educação Infantil?
Alessandra Zuqui: É um consenso na literatura se pensar a criatividade como um fenômeno complexo, multidimensional e transdisciplinar. Na educação infantil, gosto de pensar a criatividade como habilidade de pensar e resolver problemas gerando possíveis novas formas de interação com o meio e consigo mesmo.
VPoF: Por que é importante estimular a criatividade da criança na escola desde cedo?
Alessandra Zuqui: A criatividade é necessária para a formação da identidade da criança, do pensamento crítico, da capacidade de resolução de problemas. Ela propicia a formação de um indivíduo mais sensível e com maior senso crítico. Partindo desta perspectiva, o currículo escolar deve ter como um de seus alicerces o desenvolvimento desta habilidade.
VPoF: Quais são as principais estratégias que você utiliza para estimular a visão e a criatividade na escola?
Alessandra Zuqui: A principal estratégia que utilizo para estimular a criatividade das crianças é justamente que elas sejam visionárias. Ou seja, vejam o mundo com outros olhos e novos ângulos o tempo todo. Por exemplo: entendo o brincar como a maior estratégia de estímulo a criatividade na Educação Infantil, pois ele promove atividades lúdicas e artísticas, incentiva a experimentação e a descoberta, valoriza a diversidade de ideias e estimula a curiosidade. Pela via da brincadeira, elas simulam situações que percebem acontecer na vida adulta e agem simbolicamente sobre elas.
DO ABAPORU DE TARSILA AO JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO: olhos atentos e pés gigantes reunidos para colocar a criatividade das crianças nas alturas.
VPoF: Como a tecnologia pode ser utilizada como ferramenta para estimular a visão e criatividade?
Alessandra Zuqui: A BNCC (documento que guia os currículos escolares brasileiros) propõe que a escola realize o desenvolvimento do pensamento computacional, com ou sem uso de aparelhos tecnológicos, a partir de atividades lúdicas que permitam explorar e vivenciar experiências, criar e testar algoritmos, reconhecer padrões e promover relações mediadas pelas tecnologias. Nesse sentido, o uso da tecnologia transcende ao simples uso das telas, percebido, então, como uma apropriação de novas linguagens e pensamentos, que promovem o letramento digital, na leitura e interação com o mundo ao redor.
VPoF: Quais são os principais desafios que você enfrenta ao trabalhar com a criatividade na educação infantil?
Alessandra Zuqui: Alguns dos principais desafios que enfrento ao trabalhar com a criatividade na educação infantil são: a resistência de alguns pais e educadores em relação a atividades que podem parecer “menos estruturadas” por sair do lugar comum, do “copia e cola” e do convencional; a falta de tempo e recursos para promover atividades mais elaboradas; e a dificuldade em lidar com a diversidade de ideias e habilidades das crianças.
VPoF: Como os pais podem estimular a criatividade em casa?
Alessandra Zuqui: Os pais podem estimular a criatividade em casa em todos os momentos de interação com a criança. Podem criar um ambiente que estimule a curiosidade e a experimentação. No preparo de uma refeição, na contação de uma história inserindo novos personagens e cenas, ao cantar e dançar com a criança, inventar brincadeiras, além de valorizar a diversidade de ideias e habilidades dos filhos. Outro ponto importante, sempre: incentivar a leitura, o fazer com as mãos, desenhar, pintar, recortar, no lugar de brincar com brinquedos super tecnológicos. Estimular a curiosidade significa ter paciência para interagir com a criança, dar explicações e responder perguntas.
VPoF: Qual é a importância da troca de experiências e ideias entre pais e educadores na promoção da criatividade das crianças?
Alessandra Zuqui: A troca de experiências e ideias entre pais e educadores permite a integração das práticas pedagógicas e familiares, além de proporcionar um ambiente mais rico e diversificado para o desenvolvimento das crianças.
VPoF: Como a escola pode trabalhar em parceria com os pais para estimular a criatividade das crianças?
Alessandra Zuqui: Pensando a relação família-escola como um elo de grande importância no processo de desenvolvimento sociocognitivo das crianças, a escola tem dentro de suas estratégias promover momentos de interação presencial entre todos os membros da comunidade escolar (Gincana, Semana Científico Cultura, Dia de Integração Família-Escola), além de compartilhar informações e materiais pedagógicos e estabelecer uma comunicação aberta e transparente.
VPoF: Quais são as principais recomendações que você daria para outros educadores que desejam estimular a criatividade na educação infantil?
Alessandra Zuqui: Recomendo a qualquer um (a) que atue na escola que conserve seu olhar curioso e alimente o (a) pesquisador (a) que deve existir dentro dele (a). A partir daí, estejam abertos (as) a novas ideias e experimentações, valorizem a diversidade em todas suas formas de existência, escutem as ideias das crianças, promovam atividades lúdicas e artísticas, incentivem a curiosidade e a experimentação.
Alessandra Zuqui é Coordenadora Pedagógica do Linus Espaço Infantil.