Cirurgia ocular: perguntas frequentes
Saiba se o seu problema de visão pode ser tratado com cirurgia ocular
Hoje vamos falar sobre cirurgia ocular. Veja as perguntas frequentes enviadas pelos nossos leitores e as respostas de quando são recomendadas e para correção de quais problemas de visão.
E este é um assunto que desperta o interesse de muita gente. Então, hoje, mais uma vez, com a ajuda do Dr. Ricardo Guimarães, Presidente do HOlhos, vamos responder as perguntas e dúvidas enviadas pelos nossos leitores.
1) A primeira pergunta é da Juliana, que tem 28 anos, e tem 9 graus de miopia. Ela depende totalmente dos óculos, não se adaptou às lentes de contato e pergunta qual cirurgia seria a mais indicada para ela.
Dr. RG: poucas pessoas compreendem as dificuldades que uma miopia de 9 graus traz para as pessoas como você. Então, para ajudar os leitores a entenderem os desafios que a a Juliana enfrenta no dia a dia vou citar alguns exemplos.
Para começar todos os objetos que estão além de 12 cm de distância dos olhos, ficam desfocados. A Juliana, por exemplo, não consegue ver sem óculos a comida que está no prato ou a bebida que está no seu copo. Imagina como é complexo viver assim…
E quando ela coloca os óculos, a visão melhora. Ela consegue ver os objetos à distância. Porém, as lentes de correção de miopia diminuem o tamanho de todos os objetos, das pessoas, das distâncias e ela tem que fazer um grande esforço para compensar as diferenças entre o que ela ver e o que é real.
Se ela vai subir uma escada, o cuidado para não errar o degrau e tomar um tombo é grande. Arrisco em dizer que a Juliana já deve ter caído várias vezes, já trombou com mesas e cadeira e até mesmo pessoas enganada pela visão. Par dirigir, então, o cuidado é enorme. Porque ela não consegue calcular corretamente a distância de outros carros e das pessoas que estão na rua.
Mas com as lentes de contato estas dificuldades desaparecem e a visão da Juliana pode ficar muito próxima da realidade, do normal. Só que tem um inconveniente: as lentes de contato para altos graus de miopia tem bordos altos, cortantes, que incomodam quando a pálpebra, em seus movimentos de piscar passam sobre sua extremidade. Os fabricantes fazem o possível para suavizar estes pontos de atrito entre as pálpebras e a lente, mas sempre fica um rebordo incomodando.
Além disso, temos que levar em consideração as complicações potenciais de uma lente de contato ao longo da vida, especialmente para quem sofre coma irritação mecânica da lente. Isto faz os olhos ficarem irritados, vermelhos e com erosões que facilitam a entrada de bactérias que podem produzir uma infecção.
Portanto, a resposta para a sua pergunta da Juliana é SIM. A cirurgia é uma ótima opção para a correção da miopia.
A recomendação para a Juliana é procurar um médico especialista para uma avaliação cuidadosa no exame pré-operatório. Ele irá considerar parâmetros importantes como a espessura e regularidade da curvatura da córnea, e também da retina, para recomendar com toda a segurança a cirurgia de laser ou, se houver contra indicação da correção com laser, recomendar a colocação de uma lente de contato intraocular, que pode ser colocada de forma definitiva e que também produz ótimos resultados.
2) A próxima pergunta, doutor, é da Mariana, que já fez cirurgia de miopia, mas pergunta se agora, com 40, pode fazer uma nova cirurgia para correção da Presbiopia.
Dr. RG: O caso da Mariana é muito comum. Pessoas que fizeram a cirurgia, há vários anos, quando mais jovens, e agora, aos 40 anos, buscam uma correção para a vista cansada, para a presbiopia. Podemos, sim, buscar uma correção da presbiopia no seu caso, especialmente se sua correção da miopia foi feita pela técnica LASIK. Mais uma vez, será necessário, obviamente, pedir ao médico especialista para fazer uma avaliação cuidadosa para eleger a melhor técnica de correção.
3) Ainda sobre cirurgia para correção do grau, o Antônio, de 35 anos, disse que gostaria de fazer uma cirurgia para corrigir o astigmatismo, mas a dúvida é se deve esperar para fazer as duas cirurgias juntas, a refrativa e a de presbiopia.
Dr. RG: O Antônio não informou o seu grau para que eu possa ser mais preciso na resposta. Porém, como ele tem 35 anos, vamos supor que a presbiopia ainda não se instalou e faltam ainda, pelo menos, mais 5 anos até que ela comece a se manifestar. O ideal no caso dele é fazer uma cirurgia usando uma técnica que facilite a correção da presbiopia, já prevendo a sua chegada.
Mas, o mais importante: vemos que Antônio é uma pessoa prevenida que pensa na visão em uma perspectiva de longo prazo. Parabéns Antônio! Visão é para sempre, mantenha este cuidado.
4) A Rafaela, gostaria de saber qual a técnica cirúrgica mais avançada para correção da miopia e quanto tempo leva para a visão voltar ao normal depois da cirurgia.
Dr. RG: a miopia é o defeito visual mais comum entre as pessoas. Infelizmente, nós oftalmologistas, só começamos a recomendar cuidados de prevenção para controlar o aumento da miopia, nos últimos 10 anos. Antes miopia era considerada apenas um problema de refração. Hoje a miopia é considerada uma doença, porque o míope tem chances maiores de desenvolver outras doenças como glaucoma, descolamento de retina e, principalmente, doenças da mácula que é o nosso ponto de visão principal. E, nos casos mais graves, até mesmo a temida degeneração macular, de difícil tratamento.
Mas vamos responder a Rafaela sobre qual a técnica cirúrgica mais avançada para correção da miopia e quanto tempo leva para a visão voltar ao normal depois da cirurgia.A técnica mais avançada hoje e pelo uso do laser de FemtoSegundo. Entretanto, mais importante que tecnologia é saber que a técnica mais adequada para cada caso. Esta escolha deve ser feita pelo médico, especialista em cirurgia refrativa, após um cuidadoso exame do olho, da correção refracional necessária e possível e dos dados de topografia da córnea.
5) A próxima pergunta é do Marco Túlio e ele pergunta se é recomendável fazer a cirurgia de correção de miopia mais de uma vez, caso o resultado da primeira não tenha sido satisfatório.
Dr. RG: O Marco Túlio “foi premiado” com um resultado não satisfatório de uma cirurgia ocular. A cirurgia refrativa é muito segura e maus resultados são raros. Operações corretivas são possíveis e a recuperação, através de uma segunda intervenção, está sempre ao nosso alcance. Mas a decisão de fazer uma segunda intervenção reparadora depende muito das condições atuais que serão mostradas pelo exame topográfico. Este exame vai mapear a sua córnea para a análise refracional, e a técnica para a nova cirurgia vai depender da técnica usada na primeira. Converse com seu médico ou peça uma segunda opinião a outro profissional, se você não se sentir seguro com apenas uma.
6) E por último, temos a pergunta da Adriana. Ela diz que nunca usou óculos e que agora, após os 40 anos, já não enxerga bem de perto. A pergunta é se ela deve fazer a cirurgia de Presbiopia, ou deve aguardar um pouco para fazer junto com a cirurgia de catarata.
Dr. RG: Dirigindo a pergunta da Adriana para você também que está lendo este artigo. Toda intervenção cirúrgica é feita em busca da solução de um problema. O problema tem que ser sempre maior que o custo da solução. Em outras palavras, como você está lidando com sua presbiopia hoje? Está te incomodando, está dificultando alguma tarefa pessoal ou profissional? A presbiopia começa com apenas 1 grau e chega a um máximo de 3 graus. Se você tem apenas um grau, se esta começando, vale a pena esperar mais um pouco. Se você já tem mais de 2 graus de presbiopia a sua dificuldade de visão de perto é bem maior e, tanto você, quanto o seu médico, vão se sentir mais motivados para indicar a correção.
A correção da presbiopia está ao nosso alcance, hoje, dependendo das condições do seu olho e do tipo de grau que você precisa corrigir. Por exemplo, se você tem miopia ou hipermetropia? Em ambos os casos a correção e possível.
Ouça a opinião do seu médico e, após uma avaliação cuidadosa, e dos exames de sua córnea, e das condições de saúde dos seus olhos, faça a cirurgia ocular indicada para o seu caso.
Porém, se você não sentir segurança, peça uma segunda opinião. A cirurgia dos seus olhos é segura e te trará grandes benefícios, mas deve ser feita com planejamento e com a expectativa de ser definitiva.
Você já ouviu falar de epidemia de miopia? Saiba mais neste próximo artigo.