Check up ocular e os motivos para fazer

Redação

O que é e quando você deve fazer um check up oftalmológico

Você já deve ter se perguntado sobre o que envolve um check up ocular e os motivos para fazer exames periódicos para prevenir problemas visuais mais sérios.

No artigo de hoje vamos destacar a importância da prevenção para promover a saúde ocular. Isto porque, por meio do controle e dos exames de rotina é perfeitamente possível reduzir as chances de cegueira e da perda de visão por doenças como glaucoma, degeneração macular e a catarata, por exemplo.

Mas, para além disso, há um benefício ainda maior porque grande parte de doenças sistêmicas importantes como diabetes, hipertensão, e muitas outras se manifestam primeiro nos olhos.  “Os olhos são sentinelas da saúde sistêmica que nos permitem suspeitar de uma doença antes mesmo que ela se manifeste. Um sistema de inteligência artificial criado pela DeepMind, empresa do Google, conduzido por médicos do Moorfields Eye Hospital, em Londres, e publicado na revista Nature Medicine foi capaz de identificar mais de 50 doenças ligadas aos olhos.” alerta Dr. Ricardo Guimarães, médico oftalmologista, Presidente do Hospital de Olhos de Minas Gerais.

 

DOENÇAS QUE SE MANIFESTAM NA VISÃO Grande parte de doenças sistêmicas importantes como diabetes, hipertensão, e muitas outras se manifestam primeiro nos olhos.

Check up e os cuidados com a saúde da visão

Confira abaixo os principais aspectos que devem ser avaliados e monitorados na saúde dos seus olhos.

PUPILA: é muito importante e dilatação da pupila e o exame da retina para a visualização do nervo óptico, os grandes vasos do fundo do olho, a área central da retina e o mapeamento da periferia da retina.

RETINA: importante fazer uma tomografia da retina e do nervo ótico.

PRESSÃO INTRAOCULAR: a medida da pressão intraocular no começo do exame por um aparelho de sopro e no final com um tonômetro mais preciso chamado de tonômetro de aplanação.

HISTÓRICO FAMILIAR: conheça o histórico de saúde ocular de sua família. Não penas de glaucoma, mas também se seus pais relatavam cefaleia, enxaqueca, fotofobia e náusea constantes.

ALIMENTAÇÃO:  a boa alimentação ajuda a proteger a sua visão.

PESO: mantenha um peso saudável e faça exercícios.

LUZ SOLAR: use óculos de proteção sob sol forte.

LUZ AZUL: óculos de proteção chamados de Blue Blockers devem ser usados somente com prescrição médica. O uso constante deste filtro impede a entrada luz natural que controla o ciclo circadiano, e funções vitais do seu organismo, como o sono, por exemplo.

TABAGISMO: pare de fumar ou nunca comece.

“Entender o porquê de nos descuidamos de um patrimônio tão valioso como nossa visão é o grande mistério. É claro que não há como separar ou priorizar apenas uma parte do corpo para cuidarmos, mas não há como negar que  a visão é nosso sentido mais importante.   80% do que percebemos, da nossa interação com mundo vem através deste sentido. Então, ao proteger os nossos olhos, não estamos cuidando apenas da nossa saúde visual. Estamos cuidando da nossa saúde como um todo.” destaca Dr. Ricardo Guimarães.

Saiba neste  próximo post quais são os problemas visuais que podem causar perda súbita da visão.