Você sabia que o uso abusivo de colírios pode causar glaucoma e catarata?

Luana Rodrigues

É muito comum você ver jovens que fazem uso sem acompanhamento médico de colírios que contêm corticoides, e, algum tempo depois, serem diagnosticados com catarata e glaucoma. Assim, todo colírio tem de ser indicado pelo oftalmologista para evitar complicações futuras. “Com o uso do colírio, os olhos podem ficar mais claros, e a sensação, mais confortável, mas o preço a pagar por isso pode ser alto.  Então, nunca use um colírio sem a avaliação oftalmológica. Você pode estar colocando seus olhos em risco”,  diz o Dr. Rubens Grochowski, especialista em glaucoma do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães.

Além de manter boa atenção no que diz respeito aos cuidados com os olhos, é importante que você conheça outros fatores de risco que podem prejudicar a sua saúde ocular.

O glaucoma, por exemplo, está associado ao aumento da pressão dentro do olho, levando à perda gradual da visão. Dentre os fatores de risco, estão as pessoas com hipermetropia e miopia ou práticas e hábitos que podem causar o aumento da pressão intraocular.

A catarata é causada pelo acúmulo desordenado de proteínas no cristalino do olho, espécie de lente natural que temos. Esse acúmulo é comumente relacionado ao processo de envelhecimento, sendo mais comum em pessoas da terceira idade.  Fatores de risco, porém, podem antecipar o surgimento do problema. Saiba como diminuir as chances de ter catarata.

Lembre-se: tanto a catarata quanto o glaucoma podem ser cuidados e prevenidos, na busca por uma boa qualidade de visão.