Albert Einstein: a revolução e inovação na oftalmologia

Luana Rodrigues

Cirurgia refrativa a laser: a revolução da oftalmologia iniciada por Albert Einstein

 

Albert Einstein talvez não tenha imaginado que, com seus estudos pioneiros relacionados à Teoria Quântica da Radiação, ele poderia ajudar, por exemplo, àqueles que integram boa parte da população mundial que tem o que é chamado na Oftalmologia de “erros de refração”. Problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo, caracterizados pelos defeitos na córnea, ou seja, a parte do olho responsável pela recepção da luz e pela formação do foco da imagem visual.

Foi com base nos estudos de Einstein que o primeiro laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation Light – ampliação de luz por meio da emissão estimulada de radiação) foi desenvolvido pelo físico americano Theodore H. Maiman, em 1960. Com cristal de rubi, que, apesar de suas importantes limitações relacionadas com a não estabilidade e da duração do pulso inadequada, pode ser considerado como a revelação que abriu caminho para a impressionante evolução dessa fantástica forma de energia para diversas aplicações na Medicina.

 

Tecnologia avançada para cirurgia refrativa

A Oftalmologia se destaca por ter sido a primeira especialidade na Medicina a utilizar o laser com objetivo terapêutico e por promover o seu acelerado e constante desenvolvimento. De fato, o termo “laser” apresenta uma conotação de tecnologia avançada e futurística.

ofalmologia

EVOLUÇÃO CONSTANTE: Assim como computadores, a tecnologia a laser está em constante e rápida evolução, o que possibilita aplicações diagnósticas e terapêuticas cada vez mais precisas e seguras

Dentre as aplicações mais recorrentes da tecnologia a laser, estão as cirurgias refrativas e a cirurgia de catarata. Quando falamos em cirurgias refrativas, estão disponíveis três técnicas: SMILE, FemtoLASIK e PRK. Esta última foi a primeira técnica feita com laser.  A FemtoLASIK veio logo depois, melhorando a cicatrização e o conforto pós-operatório.  

 

Precisão e segurança

A técnica SMILE merece destaque por ser a mais avançada e proporcionar ainda mais segurança para a realização das cirurgias refrativas. O procedimento é feito com o laser Femtosecond e com a tecnologia VisuMax®  exclusiva da fabricante Zeiss, mundialmente reconhecida pela fabricação de lentes para câmeras fotográficas e lentes oftálmicas, além de muitos outros produtos e soluções de equipamentos que demandam recursos de alta qualidade óptica.

 

Hoje temos dois tipos de laser: Excimer e FemtoSecond. Os métodos mais avançados são os que usam o laser FemtoSecond. SMILE é a mais avançada e precisa técnica cirúrgica para correção dos erros de refração.

 

Entendendo a anatomia ocular

Para entender como ocorrem os erros de refração, precisamos entender o funcionamento do nosso olho.

anatomia ocular

O olho tem várias estruturas. Uma delas é a córnea, a responsável pelo primeiro contato dos olhos com a luz. A córnea nos ajuda a definir como enxergamos: com nitidez ou borrado, embaçado, fora de foco.

Outra parte muito importante da anatomia ocular é a retina, responsável pela conexão entre olho e cérebro. Córnea e retina tem papéis fundamentais para que aconteça a boa visão.

 

Independência para ver o mundo livre de obstáculos

Embora eficazes, óculos e lentes de contato podem restringir ou limitar a prática de esportes e atividades ao ar livre. A cirurgia refrativa é uma maneira de conquistar a independência desses acessórios

“Hoje, diariamente, milhares de pessoas amanhecem com um defeito ocular, realizam o procedimento cirúrgico durante o dia e vão dormir com a visão perfeita, graças ao desenvolvimento dos sofisticados equipamentos das cirurgias a laser.”

Dr. Ricardo Guimarães, oftalmologista, presidente e diretor técnico do HOlhos de Minas Gerais

O Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, em Belo Horizonte, é o único centro cirúrgico do estado equipado com tecnologia para aplicação das três técnicas cirúrgicas a laser: SMILE, FemtoLASIK e PRK.  O HOlhos é parceiro exclusivo da fabricante alemã Zeiss, – há mais de 170 anos, a maior referência mundial na produção de lentes e equipamentos ópticos –  para o uso da tecnologia VisuMax® e para a aplicação da técnica SMILE em Minas Gerais.