Você sabia que chocolate pode fazer bem para a visão?

Luana Rodrigues

Se você também ama chocolate, vai gostar de ler este artigo

Durante a páscoa, as lojas ficam repletas de uma sobremesa bem-amada pelos brasileiros: o chocolate. Diferentes opções surgem e mais pessoas saem da dieta para se deliciar com a iguaria. Mas você sabia que o consumo faz bem para a sua saúde visual?

Consumir chocolate pode proteger o seu corpo, especialmente a sua visão, de algumas doenças que costumam surgir com o avanço da idade. É recomendado o consumo daqueles que têm 70% de pó de cacau em sua composição, ou seja, um chocolate amargo.

Isso acontece porque o cacau – matéria prima do chocolate – é rico em flavonoide, uma substância de poder antioxidante, ligado à prevenção de doenças.

Os flavonoides atuam no combate a formação de radicais livres, o que adia, por exemplo, a formação da catarata, uma das maiores causas de cegueira do país.

Uma pesquisa, desenvolvida por pesquisadores italianos, publicada no periódico Frontiers in Nutrition, buscou identificar como o cérebro reage algumas horas após o consumo dos flavonoides – que estão presentes no cacau – e quais melhorias acontecem em um período maior.

Os participantes foram divididos em diferentes grupos de consumo da iguaria (que poderia ser líquida, como um chocolate quente ou em barra) em um período que variou entre cinco dias e três meses.

O estudo revelou que o consumo regular do cacau, pode beneficiar a memória recente e o processamento de informações visuais.

O fruto é rico em polifenóis, uma propriedade capaz de manter a flexibilidade das artérias e da circulação do sangue. Assim, é possível evitar doenças cardiovasculares e colabora com que seja possível evitar uma das maiores causas globais de cegueira irreversível:  a DMRI (degeneração macular relacionada à idade), que atinge cerca de 3 milhões de brasileiros com mais de 65 anos.

É importante ficar atento a quantidade de chocolate consumida. Excessos devem ser evitados, e consumir aquilo que faz bem é sempre a melhor solução.

Quer saber mais sobre outros alimentos que fazem bem para o seu sistema visual? Acesse aqui o infográfico sobre o assunto disponível pelo Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães.