Você sabia que a luz azul pode envelhecer você?

Luana Rodrigues

A luz azul está ao nosso redor o tempo todo. Nas telas do celular, da TV, dos tablets, kindles e também do sol. E você já sabe que existem alguns aliados para diminuir os efeitos da luz azul na sua visão, certo?

Porém,  você sabia que a luz azul também pode envelhecer sua pele? Isso mesmo. A exposição a esse comprimento de onda, estimula a produção dos radicais livres, que são os responsáveis por acelerar a oxidação das células, tendo como resultado o envelhecimento precoce.

A luz azul contribui para uma perda das enzimas da pele, que tem como resultado a destruição das fibras de colágeno, o que torna a pele com aspecto de mais envelhecida e desidratada. Além disso, existe uma facilidade de desenvolver maior pigmentação, que pode resultar no aparecimento de manchas, os temidos melasmas.

Mas, assim como a proteção dos olhos,  é possível também proteger a sua pele! O ideal é fazer uso de filtros solares, duas vezes ao dia (de manhã e na hora do almoço) que levem em sua fórmula o óxido de ferro – os filtros com cor. Eles formam uma barreira física contra a luz visível. 

E se você quer uma dica extra para cuidar da sua pele, lembre-se da prevenção enquanto faz uso das telas. Hoje, você pode baixar filtros no celular e no computador que reduzem a exposição à luz azul. É só configurar mantendo os tons mais amarelados e alaranjados. E pra quem usa óculos, opte pelas lentes com filtro.