Você sabia que o Papai Noel poderia ficar cego por morar na neve?

Jéssica Marques

Para milhões de pessoas, a chegada do Natal está associada ao Papai Noel. Aquele bom velhinho que vive no Polo Norte, uma região muito gelada coberta de neve. Assim como muitos sonham com a passagem do Noel na noite de Natal, muita gente aspira conhecer a neve e seus flocos macios, fascinantes e branquinhos.

Sempre associados a muita diversão, sem os cuidados adequados, lugares gelados como a Vila do Papai Noel podem causar sérios danos à visão.  Isso porque a neve potencializa o efeito dos raios ultravioleta (UV), refletindo cerca de 80% da luz solar.

Por que os olhos podem sofrer queimadura na neve

Se você vai viajar para o Hemisfério Norte durante as férias de dezembro e janeiro, não se esqueça de proteger os olhos. Quando falamos de raios UV, boa parte das pessoas se preocupa com a proteção da pele. Poucos se lembram dos olhos. Principalmente quando estão em lugares mais quentes e ensolarados, como na praia. Porém, só para termos uma ideia, a neve reflete cinco vezes mais a luz solar nos olhos do que a areia da praia. Esse reflexo e a grande exposição ao sol podem causar dor ocular, vermelhidão, edema palpebral e aumento do lacrimejamento. Dependendo da gravidade da lesão, a pessoa ainda pode ter a cegueira da neve, que dura em média de 24 a 48 horas.

Contudo, as horas de exposição à luz solar intensa, em qualquer estação do ano, podem também queimar a superfície dos olhos. Tal queimadura é uma condição temporária e dolorosa, conhecida como ceratite.

Excesso de sol nos olhos também pode causar catarata

Ao longo do tempo, a exposição desprotegida à luz do sol pode contribuir para a catarata, assim como para o câncer das pálpebras e a degeneração macular, principal causa de cegueira em pessoas com idade acima de 65 anos.

A melhor defesa dos olhos é feita pelos óculos escuros, capazes de bloquear a radiação UV. Mas lembre-se: a proteção não está associada ao tom das lentes, e sim ao fator de fotoproteção até 400 nanômetros, equivalente a 100% de bloqueio dos raios UV.

Quer saber mais sobre visão e as últimas pesquisas e tecnologias? Acesse a nossa área de Materiais Gratuitos.