Como escolher as lentes ideais para os seus óculos?

Redação

Quanto você depende dos seus óculos?

Consegue sair de casa sem eles? É capaz de dirigir, ler mensagens no celular ou trabalhar sem os óculos? Está confortável com a sua visão? Acredita que as lentes dos seus óculos funcionam bem para tudo que você faz? Em todos os ambientes?

Na opinião do consultor óptico Sérgio Alex Pereira, estas perguntas são essenciais para você  entender a  importância de escolher as lentes ideais para o seu caso. 

Os óculos podem ser vistos como um “mal necessário”. Porém,  a partir da escolha certa das lentes, essa forma de pensar muda totalmente.  Isto porque, recuperar a qualidade de visão irá impactar em todas as atividades da vida de alguém. Com os óculos ideais,  atividades como trabalhar, estudar,  dirigir, praticar esportes não serão um problema. Além da boa visão ajudar na interação social, na independência e na autoestima da gente, concorda?

Em anos de experiência, Sérgio Alex afirma que os óculos e as lentes certas podem transformar a vida, o humor, o aprendizado, a produtividade e a alegria de viver das pessoas.  “Se você usa óculos, assim como a qualidade de imagem da sua TV, priorize as lentes que farão você ver o mundo em HD. Ou seja, em alta definição.  Não corra o risco de enxergar a vida em baixa qualidade”, ressalta o consultor.

Mas como escolher as lentes ideais para os seus óculos?

Normalmente, o tipo de lente mais indicado para cada tratamento, sob o ponto de vista focal, vem na prescrição médica. Ou seja, na receita do médico há a opção das lentes mais adequadas. A prescrição de lentes é feita para corrigir os erros de refração ou de falta de nitidez e foco na visão de cada paciente.

“Na óptica, o profissional especializado em lentes vai indicar qual o melhor produto considerando um escopo mais amplo de informações de acordo com a necessidade, estilo de vida e perfil de utilização de cada pessoa” lembra o especialista.

E é muito importante que o paciente saiba que há tipos diferentes de lentes antes de comprar.  Escolher o material certo para o grau específico, pode proporcionar mais conforto e qualidade na hora de usar os óculos.  Como, por exemplo, evitar aquele efeito fundo de garrafa e olhos grandes. 

A escolha certa das lentes pode evitar, por exemplo, o incômodo de não enxergar bem, mesmo usando os óculos.

Mas é só isso? Não.  Saiba que a escolha errada das lentes pode causar problemas maiores pela má qualidade de visão. Isso porque, dependendo da sua rotina diária, uma lente mal escolhida poderá prejudicar as suas atividades profissionais, o uso do computador, a leitura, a concentração, além de causar dores de cabeça, tonturas, ânsia de vômito, perda de equilíbrio e quedas, só para citar os principais.

Saiba quais são as opções de lentes para óculos

No universo das lentes, há uma grande variedade de fabricantes e um mix gigantesco de produtos.  Entre os tipos de material para confecção das lentes estão o policarbonato, a resina, o Trivex e o cristal. Sendo, o último,  pouco usado por conta do peso e fragilidade. 

Entre os tipos de materiais mais usados para confecção das lentes estão o policarbonato, a resina e o Trivex.

Mas, antes de tudo, vamos falar da função óptica das lentes. Elas são um meio transparente ou dispositivos nos quais a luz se propaga mudando de direção.  Ou seja,  se você tem algum erro de refração como a miopia, o astigmatismo, a hipermetropia ou a presbiopia, também conhecida como vista cansada,  a luz que entra pelos seus olhos, não vai diretamente para a retina. E é para corrigir isso que são usadas as lentes com dioptria, ou com grau. A função delas é corrigir a trajetória da luz e ajustar a direção dos raios luminosos para que a imagem seja focada corretamente na retina.

À esquerda, o olho normal e cristalino mais rígido. À direita, olho com presbiopia “vista cansada”, como perda da elasticidade do cristalino.

O consultor óptico Sérgio Alex Pereira também dá dicas do passo a passo para escolher as lentes mais adequadas. Confira o passo a passo

  1. Consulta com o oftalmologista;
  2. Receita médica;
  3. Faixa etária do cliente;
  4. Escolha do modelo da armação, com base nas finalidades de uso. Por exemplo:  trabalho, hobbies, atividades esportivas e de lazer, hábitos e necessidades específicas de quem irá usar.

Dica extra: escolha a lente ideal para você. Às vezes, o barato sai caro. Porém, nem sempre o produto mais caro é o mais adequado.

Entre as lentes para óculos temos as monofocais, as bifocais, as ocupacionais e as multifocais.

“A finalidade e características de uso dos óculos de cada pessoa é muito variável. Por exemplo, um esportista, um trabalhador operacional, um gestor financeiro ou uma pessoa mais velha e aposentada, têm necessidades de uso bem distintas. Ou seja: cada atividade ou objetivo vai exigir um tipo de lente diferente, reforça Sérgio.

“Para aqueles que trabalham com excesso de exposição à luz azul ou solar, uma lente com filtros e coloração fará com que fique adequada à iluminação de qualquer ambiente. Há também as lentes mais adequadas para uso contínuo, ou seja, a pessoa levanta e coloca no rosto e só tira na hora de dormir. Para outras pessoas, as lentes ideais podem ser somente para leitura”, explica o especialista.

Para digital influencers e apresentadores de TV, o ideal é um lente mais fina, muito transparente e que  elimine os reflexos e brilhos indesejáveis.

Mas só quem tem erros de refração ou problemas de visão pode usar os óculos com filtros de proteção?

A resposta é não. Em geral, a necessidade dos óculos está associada às questões de baixa qualidade de visão ou correção do grau. No entanto, independente dos problemas oculares, que comprometem o foco e a nitidez da visão, as lentes dos óculos são a grande barreira de proteção contra os raios UV e a luz azul,  além de infecções por vírus e bactérias. Se você quer manter os seus olhos protegidos, a sua opção é a de usar óculos com lentes planas, com aplicação de filtros. As lentes planas, com aplicação de filtros e de coloração, também são usadas nos óculos solares. 

Você quer saber mais sobre filtros de proteção para luz azul? Acesse esse artigo que fala sobre tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de óculos e fique por dentro!

E sobre a escolha das lentes e óculos ideais para crianças e adolescentes? Resistência!

 

A escolha dos óculos e lentes apropriados para crianças deve ser feita com ajuda de profissional especializado para evitar que quebrem ou arranhem com facilidade.

Quando o assunto é saúde dos olhos e da visão das crianças, as dúvidas aumentam.  Sabe porque?  A explicação é simples: nem tudo que é bom para um adulto pode e deve ser usado em crianças e adolescentes.  Sendo assim,  o que deve ser levado em conta na hora da escolha para os “menores de 18”?

Segundo o consultor óptico Sérgio Alex Pereira, a palavra de ordem é resistência.

“É comum nesta idade que os óculos sejam usados com menos cuidado e em situações mais ‘arriscadas’.  Corridas, brincadeiras e prática de esportes com bola são um desafio para as crianças que precisam de óculos. Para evitar que os óculos e as lentes quebrem ou arranhem com facilidade, cabe ao profissional especializado indicar um material apropriado para estas situações”, explica.

Veja neste artigo informações e dicas para quando a criança precisa usar óculos.